_________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

Especiarias

“Os indivíduos devem pertencer a um grupo religioso e sua vida cotidiana deve reger-se pelas tradições normativas desse grupo, que se julga possuidor da verdade divina, do ‘caminho acertado’, da validez absoluta dos seus dogmas e dos seus princípios.”
Ramim Jahanbegloo - filósofo iraniano

O que esse camarada está dizendo é que todos devem colocar seus antolhos e puxar suas carroças.

                                                               - x -


Por Reinaldo Azevedo:
“Ridendo castigat mores” é o lema do Arlequim. “Rindo, castigam-se (moralizam-se) os costumes.” Todo humor tem, portanto, uma face também séria, sisuda, de crítica a valores que circulam na sociedade. É por isso que não existe peça humorística, a não ser as involuntárias, “a favor”. Se o humor não desconstrói o que está firmado, vira mero discurso de justificação do que há. Qual a graça? É por isso que não havia, e não há, humoristas nos países comunistas. Kim Jong-un é pateticamente engraçado, mas não sabe disso.

- x - 

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca".
           (Carlos Drumond de Andrade)

- x -

A verdade, não há dúvida, existe. O fato de nós, seres humanos, em virtude de nossas limitações e de nossos vícios, não a identificarmos ou a compreendermos em sua integralidade não significa que ela não exista. É como se estivéssemos em um quarto completamente escuro, cheio de móveis e objetos. O não conseguir enxergar o que há dentro do quarto não faz desaparecer aqueles móveis e objetos; eles existem e estão lá, apesar da nossa ignorância. Só será possível vê-los se formos capazes de iluminar o quarto. O mesmo se aplica ao campo do conhecimento. A verdade, seja na química, na física, na astronomia, seja na economia, existe, está posta; no entanto, muitas vezes, em virtude da nossa carência de luzes, é impossível reconhecê-la, a escuridão prevalece. E, da mesma forma que podemos acender uma vela e identificar os móveis e objetos que ocupam o quarto escuro, é possível produzir chamas que desvendem a verdade sobre a física, a química, a astronomia, a economia. 
   
Este é o grande desafio da humanidade, apontar os faróis para o breu, lançar os barcos ao mar e buscar a verdade. Trata-se, porém, de uma jornada árdua para a qual nem todos os indivíduos estão preparados ou dispostos; enfrentá-la requer muito esforço e coragem, que, não raro, não são reconhecidos ou recompensados pelos demais. Essa tarefa, tão nobre e necessária, já foi desempenhada por grandes homens que, de fato, buscaram com sinceridade e independência a verdade em si. De outro lado, vale destacar que, no transcorrer da história, muitos também foram aqueles que almejaram impedir a revelação da escuridão, seja pelo uso da força, no caso de déspotas conservadores, seja pelo uso da fé, no caso de religiões intolerantes, seja pelo uso de falsos conceitos, no caso de teóricos míopes.
(Hélio Beltrão, in "O Poder das idéias")

- x -