_________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

19 de nov. de 2011

Variação climática

O tema é da Hora... ou nem tanto, pois na verdade é da Era.
Nada como compulsar os dados científicos para limitar as manipulações.
Abaixo, um gráfico que demonstra a correlação entre a atividade solar e o clima da Terra:


Já digo a fonte, onde ele está bem mais nítido (ou clique na imagem para ampliar) e faz parte de uma explicação vasta e detalhada. Nos eixos verticais está registrada a insolação, em watts/metro quadrado, no verão e na latitude 65° Norte; o eixo horizontal é a linha do tempo, abrangendo desde 250.000 anos atrás até 50.000 anos à frente. A Era atual, o Holoceno, está na linha vertical do ano zero.

Coloquei no gráfico umas setas apontando para as duas últimas Eras Glaciais, que correspondem a momentos de insolação mínima. É bem verdade que entre essas duas há outro ponto de mínimo na curva, aproximadamente há 115.000 anos, mas todo o período entre as duas últimas glaciações recebe o nome genérico de Interglacial Eemiense: esse nome vem do vale do Rio Eem, na Holanda, onde foram encontrados sedimentos daquela época contendo fósseis de fauna temperada e pólen de árvores frondosas. No capítulo 6, e o nome do livro é Historia del clima de la Tierra, estão as hipóteses, nenhuma conclusiva, para a explicação dessa discrepância.


A obra tem toda a aridez a que tem direito um livro científico dirigido a um público de cientistas: não se trata de um trabalho de divulgação. Mas traz informações que mexem com a imaginação, ilustradas com fatos e paisagens do planeta que é a nossa casa... Narra desde o tempo em que a rápida rotação da Terra fazia dias e noites mais curtos, e sua superfície algo entre o sólido e o viscoso, borbulhante e incandescente, crivada de crateras e chaminés vulcânicas emanando substâncias voláteis. A primeira atmosfera, que seria de hidrogênio, escapou para o espaço exterior, por ser muito leve. Fala também dos impactos dos meteoritos, que não consumidos pelo atrito com uma atmosfera vaporizavam mares inteiros; e do calor próprio gerado pela radioatividade dos elementos presentes no manto terrestre que emergiam para a crosta. Um contexto geral parecido com o estrago que o PT faz no Brasil.

Mas eu queria comentar o gráfico... porque vi ali, logo após a linha do Holoceno, um acréscimo da insolação, que vai atingir o seu máximo dentro de dez mil anos. Por esse critério, pois, estamos mesmo numa fase de aquecimento global crescente, e o conhecimento disto, inversamente, pode ajudar a esfriar a histeria coletiva que me desalenta quando afirma que pum de vaca é um problema.

Nenhum comentário: