_________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________

7 de jan. de 2012

Beethoven

Ludwig van Beethoven (1770 — 1827) teve seis irmãos, quatro dos quais morreram na infância. Aos dez anos, dominava todo o repertório de Johann Sebastian Bach, e era apresentado como um segundo Mozart. Aos dezessete, com a morte do pai alcoólatra, volta de Viena, onde estudava às expensas do Arquiduque Maximiliano, para a Alemanha, a fim de cuidar da família em dificuldades financeiras. Aos 21 retorna definitivamente para Viena, torna-se aluno de Haydn e, no ano seguinte, começa a publicar suas primeiras obras-primas.
Aos 26 anos de idade começa-lhe uma surdez progressiva que muito o transtorna, e o leva a isolar-se e a grandes depressões.

"Ó homens que me tendes em conta de rancoroso, insociável e misantropo, como vos enganais. Não conheceis as secretas razões que me forçam a parecer deste modo. Meu coração e meu ânimo sentiam-se desde a infância inclinados para o terno sentimento de carinho e sempre estive disposto a realizar generosas acções; porém considerai que, de seis anos a esta parte, vivo sujeito a triste enfermidade, agravada pela ignorância dos médicos."


Aos 46 estava praticamente surdo, porém jamais perdeu a audição por completo.
Abaixo, três amostras de sua obra.

Moonlight Sonata - Interpretado por Daniel Barenboim

Für Elise

Ode to Joy

Nenhum comentário: