_________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

4 de jul de 2012

Superoxigenação momentânea


Sobrevivendo sem respirar

Cientistas norte-americanos desenvolveram espécie de 'elixir da vida' que pode salvar a vida de milhões de pessoas


Partículas da solução possuem até quatro vezes mais oxigênio que nosso sangue costuma carregar 


Quando uma pessoa está à beira da morte, cada segundo é precioso e pode fazer a diferença entre a sobrevivência e o adeus. Uma descoberta recente promete prorrogar esses instantes e multiplicar as chances de um final feliz para milhões de pessoas ao redor do mundo.
A invenção da equipe do Hopistal Infantil de Boston consiste em uma injeção que oxigena o corpo, mesmo se a pessoa não estiver respirando. Se o pulmão do paciente não funciona, ou se alguma via estiver obstruída, impossibilitando a respiração, a chance de morte é grande e, se a pessoa tiver a sorte de sobreviver, provavelmente terá danos cerebrais permanentes. As partículas criadas pelos médicos estão dando o que falar por garantir uma sobrevida de quinze a trinta minutos a um paciente que simplesmente não consegue respirar.
As micro-partículas são compostas por um pequeno bolsão de gás oxigênio, envolto por uma camada de lipídios, uma molécula natural que armazena energia e, nesse caso, é feita de gordura. A solução contém de três a quatro vezes mais oxigênio que nossas células e basta injetá-la direto na corrente sanguínea para fazer efeito. O fato do líquido ser portátil, com a possibilidade de ser facilmente manuseado por paramédicos mesmo dentro de uma ambulância é um diferencial de peso.
Essa ideia, apesar de fascinante, não é tão nova. Acontece que as tentativas passadas esbarravam no formato das partículas: a camada deformável de lipídios utilizada agora aumenta em muito a superfície para troca de gases.
Via Gizmodo, plotado por LJ Maia

Nenhum comentário: