Não
adianta.
Do alto de uma montanha de 2,5 milhões de cadáveres, um quinto da então
população do Camboja, o moscovita Israel Shamir resolve agora excretar
um artigo intitulado Pol Pot Revisited, do qual eu e o Google traduzimos os
trechos abaixo:
(...) Surpreendentemente,
os cambojanos não têm más recordações desse período. Isto é uma descoberta completamente
surpreendente para um visitante freqüente. Eu não vim para reconstruir a
"verdade", qualquer que ela seja, mas sim para descobrir o que é a memória
coletiva dos cambojanos, como eles percebem os eventos do final do século 20, que
narrativa foi filtrada pelo passar do tempo. A onipotente máquina de versões do
Ocidente tem incorporado em nossa consciência a imagem de um sangrento Khmer
Vermelho comunista canibalizando seu próprio povo em campos de extermínio e
governado por um Pol Pot demencial, paradigma do déspota cruel.
O Pol Pot que os
cambojanos lembram não era um tirano, mas um grande patriota e nacionalista, um
amante da cultura nativa e da maneira natural de viver. Ele foi criado nos
círculos reais de um palácio, sua tia era uma concubina do rei anterior. Estudou
em Paris, mas em vez de ganhar dinheiro e investir numa carreira, voltou para
casa e passou alguns anos morando com tribos da floresta para aprender com os
camponeses. Ele sentiu compaixão pelas pessoas comuns das aldeias que eram explorados
diariamente pelo povo da cidade, os parasitas compradores. Ele construiu um
exército para defender o campo a partir desses ladrões de força de trabalho. Pol
Pot, um homem monacal de necessidades simples, não buscava a fama, riqueza ou poder
para si mesmo. Ele tinha uma grande ambição: terminar com o falido capitalismo colonial
no Camboja, o retorno às tradições do campo, e de lá, construir um novo país a
partir do zero. (...)
Sua visão era
muito diferente da soviética. Os soviéticos construíram sua indústria por
hemorragias do campesinato; Pol Pot queria reconstruir o campo primeiro, e só
depois construir indústria para atender às necessidades dos camponeses. Ele considerava
os moradores da cidade com desprezo, eles não faziam nada de útil, em sua
opinião. Muitos deles estavam ligados a agiotas, uma característica distintiva
do Camboja pós-colonial Camboja, outros ajudavam as empresas estrangeiras a roubar
às pessoas a sua riqueza. Sendo fortemente nacionalista, Pol Pot estava
desconfiado das minorias vietnamita e chinesa. Mas o que ele mais odiava era a cobiça,
a ganância, o desejo de possuir coisas. São Francisco e Leo Tolstoy o teriam compreendido.
(...)
Falamos muito
sobre os males cometidos por regimes futuristas, e muito pouco sobre os males dos
governantes gananciosos. Não é frequente nos lembrarmos da Bengala famélica, do
holocausto de Hiroshima, da tragédia do Vietnã, ou até mesmo de Sabra e Shatila.
A introdução do capitalismo na Rússia matou mais pessoas do que a introdução do
socialismo, mas quem o sabe?
Agora podemos cautelosamente
reavaliar as tentativas corajosas para chegar ao socialismo em vários países. Eles
foram feitas sob codições severas e adversas, sob a ameaça de intervenção, face
a uma propaganda hostil. Mas vamos lembrar: se o socialismo fracassou, o mesmo
se deu com o capitalismo. Se o comunismo foi acompanhado pela perda de vidas, assim
foi e é o capitalismo. Mas com o capitalismo, não temos um futuro que vale a
pena, enquanto o socialismo ainda oferece esperança para nós e nossos filhos.
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