Interface com os
olhos
Quando
você deseja saber qual é a função de um ícone ou botão de um programa, basta
passar o mouse sobre ele para que a informação surja rapidamente na tela.
Mas
que tal se bastasse que você passasse os olhos sobre o local de interesse?
As
possibilidades abertas por essa tecnologia já foram largamente demonstradas em
laboratório, e impressionam sobretudo nos ambientes virtuais, incluindo jogos
de todos os tipos e simuladores virtuais.
Mas
o alcance é maior, podendo mudar radicalmente as interfaces de programas de
computador, fazendo-as ir muito além do mouse e das telas sensíveis ao toque.
Sobretudo
os dispositivos menores, como smartphones e tablets, têm muito a ganhar.
Rastreamento dos
olhos
E
o que faltava para tornar realidade essa tecnologia pós-mouse agora não falta
mais.
A
empresa japonesa Fujitsu anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de
rastreamento dos olhos inteiramente baseada nas câmeras e LEDs que já vêm
incorporados na maioria dos notebooks, smartphones e tablets.
Até
agora, a tecnologia exigia câmeras e LEDs especializados, que ainda são caros e
grandes demais para a integração nos equipamentos.
Os
engenheiros da empresa superaram o problema das imagens borradas geradas nas
altas velocidades de monitoramento necessárias para rastrear a pupila do
usuário, a fim de determinar o ponto exato para onde ele está olhando.
Para
isso foi usado um LED emitindo luz na faixa do infravermelho próximo, com a
câmera detectando a reflexão dessa frequência de onda pelas diversas partes do
olho. A direção do olhar é calculada usando a relação entre a reflexão da
pupila e da córnea.
Era pós-mouse
"O
processamento necessário para determinar a linha de visão do usuário a partir
das imagens capturadas pela câmera é feita usando software, minimizando os
custos de hardware," afirma a empresa.
No
programa de demonstração da tecnologia, um usuário rola a tela ou faz um zoom
na imagem apenas olhando para os botões disponíveis para essas funções.
A
empresa afirma que a tecnologia já está pronta para comercialização.
Assim,
não precisará esperar muito para usar os olhos para fazer a mira em jogos de
primeira pessoa ou para navegar pelo Google Street View apenas olhando para
onde você quer ir.
Fonte: aqui
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